sexta-feira, 13 de julho de 2012

~ histórias de bolos passados ~

Algo que se sempre me incentivou  a gostar muito do meu aniversário foi...o bolo!

Ora gostando eu dos anos como gosto,o bolo era uma das minhas preocupações. Em cada aniversário tinha MESMO de haver um bolo!  Aniversário sem bolo é como Roma sem Papa!..Aniversário sem bolo...não é nada! Encomendado, feito em casa, grande ou mesmo pequeno...era no centro da mesa que O bolo tinha de figurar...sempre! A peça 'Tcharan'!

Nos meus ideiais o meu bolo tinha sempre de ser fantástico, tinha de ser diferente…. Enquanto uma pessoa é pequena a variedade de escolha ajuda…há brancas de neve a cobrir-nos o bolo…há mónicas e amigos tais...E de repente chegamos a uma idade em que a bonecada já não é ali bem vinda e parece que só nos resta um Parabéns escrito no topo coroado com umas flores de açucar baratas. Peço desculpa mas isto sempre me chateou…Acho que desde cedo não me via a comprar sempre o típico bolo da pastelaria…chapa 3 como lhe chamo!..Mas isso ainda aconteceu uns anos admito.

Lembro-me que foi no meu 18º aniversário que comecei a querer algo diferente. Por alturas dessa ocasião, comecei a sondar pastelarias. Nesta altura, ainda não se ouvia falar cá em pastas americanas e bolos de design, e o que tinha ao meu dispor era basicamente a típica massapão, acreditando que esta poderia ser  bom veiculo para a diferença. E lá fui eu inocente a uma pastelaria, pedir um bolo especial…(não tinha ideias atenção…) estava á espera de ser surpreendida e como tal dei indicações muto vagas…hoje apercebo-me disso. Disse que queria o bolo forrado a massapão rosa claro e que fosse um bolo feminino. E foi isto, tal e qual assim posto, e saí dali a imaginar todo o potencial da coisa…epah um bolo feminino…o que irão criar???

Andava entusiasmadíssima, afinal tinha-lhes dado carta branca, não lhes tinha toldado imaginação nenhuma. Passados uns dias quando fui levantar o bolo apanhei um dos baldes de água fria da minha vida…era um bolo redondo, baixo, forrado a um rosa demasiado desmaiado, tinha umas flores de açucar (das de chapa 3) e um parabéns Raquel. Todo um cliché ali, toda uma tentativa que saiu redondamente furada. E foi ali, a partir dali que todo o meu ‘modus operandi’ se alterou.

 a prova do meu balde de água fria!

Num ano seguinte voltei á mesma pastelaria, mas desta vez com um desenho. Todo um bolo elaborado, desenhado de topo, de lado e até em perspectiva, exactamente mostrando o que pretendia! Foi um bolo simples, mas exactamente o que queria. Para mim na altura foi uma autêntica vitória, o meu bolo personalizado, lindo lindo lindoooooo! O orgulho que senti, numa altura que ainda não era assim tão normal ver-se bolos personalizados, foi um hit!Sim porque aqui á uns anos atrás só o facto de um bolo ter mais do que um andar, ter mais do que uma cor era realmente fenomenal.


 o fantástico bolo dos 20!


outra desilusão...um bolo que achava que era bastante simples para não errarem! nem os números centraram bem...acho que esta deve ter sido a minha 'primeira modelação' na tentativa de salvamento! =P

um bolo em conjunto!

dos últimos que encomendei com pastas de açúcar!

Revendo estas fotos de bolos passados é muito engraçado. Especialmente agora a partir da visão critica que tenho de mim mesma enquanto boleira. Realmente dou de mim quando crio os meus bolinhos. Dou atenção, dou carinho, tento sempre dar, no que consigo, perfeccionismo. Tenho muito brio nos doces que crio. E hoje ver estes bolos passados com outra perspectiva, não posso deixar de criticar, agora não num papel enquanto cliente, mas num papel enquanto semelhante. Em quase todos há falta de atenção, há um certo desleixo…se algum deste bolos me tivesse saído das mãos eu era uma pessoa triste. Porque o que faço enche-me de muita coisa…mas principalmente de orgulho!
E fico feliz de ver que evoluí, porque se á uns anos achava estes 'especimens' a grande loucura da pastelaria, agora não o vejo assim…e fico tão mas tão ‘enchida’  de olhar para os meus pequenos!...e sim modéstia á parte acho-os a todos lindos!...vem-me assim esta conclusão feliz, e para isso, só foi preciso fazer uma pequena viagem pelos bolos do passado!...De certo modo, até eles contribuiram para o que faço hoje, que faço com o coração!

Sem comentários:

Enviar um comentário