quarta-feira, 13 de junho de 2012

~bolo imaginado~

Se fosse ainda vivo, o meu avô faria hoje 78 anos. A condizer  bem com o dia de hoje, envergava o nome do santo padroeiro deste dia.
Hoje há festa. Há manjericos. há sardinha e febra. Mas bolo...não, bolo não há!
Se houvesse...não sei ao certo que massa ou recheio levaria. O meu avô era, como se costuma dizer, uma 'boa boca', gostava de tudo. Certamente me diria 'é tudo bom neta!'
Agora o que eu sei, é qual seria a decoração do bolo! Sim..nesse campo eu sabia bem o que representar!
Este meu bolo imaginado estava decidido...seria uma alegoria feliz de todos os elementos que 'eram' o meu avô. Uma alegoria ao carpinteiro orgulhoso da sua obra, ao pai, ao avô...ao homem!
Seria um bolo de dois andares...o piso superior estaria dedicado ao tema da 'casa'. Tentaria (não sei ao certo como) 'construir' uma casa em bolo. Uma construção simples, um rectângulo de massa, onde na parte superior retalhava um pouco para moldar as duas águas do telhado. Acabado este trabalho de modelagem, cobriria o bolo com as pasta de açúcar, e aí, aí sim, teria delicadeza no detalhe. Modelava o telhado com 3 pequenas janelas...representaria os dois arcos da entrada da casa. Uma reprodução muito simplificada de uma das maiores obras do meu avô, a sua casa, erguida pelas suas próprias mãos.
No bolo da base, a decoração seria mais simples. Seria uma 'plataforma' repleta de elementos tão típicos do seu dia a dia...talvez modelasse um serrote...ou uma plaina. Quiçá uns pregos doces para animar a composição...Algo que não poderia faltar...e esse sim, esse objecto estaria mesmo situado na frente do bolo...o seu tão amado realejo! ....
Na distância que separaria o bolo de cima do debaixo, bem no topo do primeiro...ler-se-ia 'Parabéns Avô'...
Este é um post sem foto.
Este é o bolo que se cria apenas na minha imaginação.

Queria assim só dizer duas coisas...em primeiro, mimem bem as pessoas enquanto cá estamos todos! Mimem-nos com beijos, com palavras, com gestos. E de vez em quando...com bolos!

Em segundo...um simples 'parabéns, estejas onde estiveres meu querido avô'.

Sem comentários:

Enviar um comentário